Fundep

EDITAIS de seleção em Artes Visuais e Música – projeto Arena Cultura

Postado em Editais

A Fundep abre inscrições para receber propostas para o projeto Arena da Cultura da Escola Livre de Artes, da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Os candidatos deverão apresentar proposta para realizar as atividades e oficinas abaixo.

As ações serão realizadas entre setembro e dezembro de 2018.

Inscrições até 17 agosto de 2018.

Confira os editais:

 

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS NA ÁREA DE ARTES VISUAIS

Modalidade I – Cursos de Formação de Curta Duração

Sensibilização Artística – para a área de Artes Visuais – ver detalhamento e esclarecimentos das oficinas desta natureza no ANEXO I (Artes Visuais) deste Edital.

 

Modalidade II – Cursos de Formação de Longa Duração:

Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos – Ciclo Básico, Ciclo de Desenvolvimento (Aprofundamento) e Ciclo de Projetos (Especialização) – para a área de Artes Visuais 

Detalhamento e esclarecimentos das oficinas desta natureza nos no ANEXO I (Artes Visuais) deste Edital.

Modalidade III – Complementação de Estudos:

Oficinas de Complementação de Estudos para a área de Artes Visuais 

As oficinas de Estudos Complementares são atividades formativas com temas e abordagens específicas e respondem a necessidade de complementação de estudos e de qualificação e profissionalização da produção artística e cultural dos estudantes do Curso de Artes Visuais, mas também demais interessados da cidade. As atividades são realizadas por meio de oficinas com cargas horárias diferenciadas, dependendo da demanda, tema, objetivos e níveis de complexidade da abordagem dos conteúdos que serão trabalhados: Workshops, Estudos Técnicos, Aprofundamento de Estudos, Estudos Especializados e Estudos Avançados.

Detalhamento e esclarecimentos das oficinas desta natureza nos no ANEXO I (Artes Visuais) deste Edital.

Modalidade IV – Laboratórios de Pesquisa:

Oficinas de Pesquisa em Artes Visuais

Etimologicamente, a palavra laboratório designa o lugar onde se trabalha. Portanto, com prática laboratorial de pesquisa, queremos dizer que cada oficina desta modalidade é entendida como espaço de trabalho e pesquisa coletivos, que não depende da existência de um espaço físico fechado, estritamente destinado a tal fim. Enquanto espaço prático e conceitual propõe práticas, tanto no âmbito da produção artística, no estudo e debate e também de circulação de imagens (exposições e eventos).

  • Pesquisa, produção e circulação de discursividades – Arena Conversações.
  • Pesquisa, produção em curadoria, expografia e montagem – Arena Galeria.
  • Pesquisa e produção na área da cultura telemática – Arena Pixel
  • Pesquisa e produção na área da cultura telemática – Arena Print
  • Pesquisa em poéticas visuais – Arena Ateliê Livre
  • Pesquisa em tecnologias didáticas e pedagógicas – Arena Educativo
  • Pesquisa em arte no espaço da rua – Arena do Olho da Rua

Detalhamento e esclarecimentos das oficinas desta natureza nos no ANEXO I (Artes Visuais) deste Edital.

 

Edital – Artes Visuais

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS DE MÚSICA

Modalidade I: Musicalização Infantojuvenil

Os candidatos deverão apresentar proposta para a realização de oficinas de curta duração (24 horas, distribuídas em 12 encontros de 2h) em turmas de até 20 aluno(a)s com as faixas etárias de 7 a 10 anos e/ou 11 a 14 anos. As propostas deverão conter o seguinte formato: Apresentação, Objetivos/Justificativa, Metodologia e Materiais a serem utilizados.

Modalidade II: Canto e violão

Os candidatos deverão apresentar proposta para oficinas de curta duração (24 horas, distribuídas em 12 encontros de 2h), em turmas de até 20 aluno(a)s com a faixa etária acima de 14 anos. A proposta deverá conter Apresentação, Objetivos/ Justificativa, Metodologia e Materiais a serem utilizados, com ênfase em preparação vocal e instrumental (violão) para constituição de um grupo que trabalhe um repertório de canções com acompanhamento instrumental.

Modalidade III: História da Música e Prática de Conjunto

Os candidatos deverão apresentar 2 (duas) propostas:

– Proposta para oficina de longa duração no Ciclo Avançado (36 horas, distribuídas em 12 encontros de 3h cada), em turmas de até 20 alunos (as) com a faixa etária acima de 14 anos.

– Workshops para turmas variadas (3h de duração por grupo) em turmas de até 20 alunos (as) com a faixa etária acima de 14 anos.

As propostas deverão conter Apresentação, Objetivos/ Justificativa, Metodologia e Materiais a serem utilizados, considerando a História da Música, apreciação e análise musical e prática de conjunto como conteúdos centrais.

 

Edital – Música

 

  • Zeketi

    Putz, com esse salariozinho aí, fica difícil, hein. 40 conto bruto por hora, ou seja, 320 por mês, é uma baita exploração pra quem escolheu a nobre profissão de professor como ganha pão. É mesmo muita desvalorização desses profissionais e no futuro essa nossa época será lembrada como a era da mediocridade.