Fundep

Ao lado de um grande atleta dos ares

Postado em Notícias da Fundep

O inglês Paul Bonhomme é um dos mais importantes pilotos de corrida aérea no mundo. Ele é bicampeão e duas vezes vice do Red Bull Air Race – série internacional de competição de aviões, em que os pilotos precisam percorrer, um por vez, no menor tempo possível, um circuito traçado por pilastras, que são cones infláveis. O evento, credenciado pela Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI), é realizado em aeródromos e também acima das cidades, do mar e das maravilhas naturais e, ainda, apresenta shows aéreos.

Nos bastidores dos principais títulos do aviador na competição está o professor da UFMG Paulo Iscold. Doutor em engenharia mecânica e aeronáutica, Iscold é engenheiro da equipe Bonhomme na corrida desde 2010. Sua atuação se constitui na análise do circuito, em que, com ajuda do computador, determina o melhor trajeto considerando a previsão do tempo, densidade do ar, peso do avião, do piloto, entre outras questões; e também no trabalho de aerodinâmica, com aprimoramentos no avião, como o formato das pontas de asas, tamanho da cabine e capô do motor, para otimizar a performance do aparelho.

A importante participação do professor na equipe de Bonhomme foi destaque na mídia. Confira a reportagem de “O Globo“, publicada no dia quarta etapa do Air Race 2014, e também do site “Isto É Independente“.

Parceiro

Especialista em projetos aeronáuticos, o professor Paulo Iscold coordena iniciativas gerenciadas pela Fundep. De acordo com Andresa Georgina de Oliveira, da Gerência de Atendimento a Projetos (GAP) II, atualmente, o professor tem quatro projetos ativos na Fundação. “As iniciativas contam com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig). Realizamos o acompanhamento da execução administrativo-financeira dos projetos e viabilizamos as solicitações do coordenador para que ele possa dedicar o máximo de tempo à pesquisa e preocupar-se o mínimo com as questões operacionais”, conta, complementando: “é uma honra trabalhar com o professor Iscold. Sua dedicação e esforço tornaram o seu trabalho reconhecido internacionalmente e a sua contribuição para a pesquisa é de grande valor para a UFMG”.

Os projetos de Iscold envolvem diversos setores da Fundep, especialmente das Gerências de Compras (Gecom) e de Importação (Geimp) para a aquisição de bens e serviços. “Já foram efetuadas diversas compras internacionais para a realização das pesquisas, como um laptop com configurações específicas para seu trabalho de campo, equipamentos de aviões, agendamentos e pagamentos de estadias e treinamentos no exterior, entre outros serviços e materiais de bens e insumos. A Fundação busca auxiliar o coordenador em todos os processos na viabilização de seus projetos, no Brasil e em todo o mundo”, afirma o gerente de Importações da Fundep, Themístocles Mithríades Teixeira, mais conhecido como Grego.

Essa parceria é reconhecida pelo professor: “Trabalho com a Fundep desde a minha época de aluno de graduação, quando acompanhava o professor Cláudio Barros em seus projetos. Vi a Fundação mudar muito nos últimos anos, sempre confiando na qualidade dos serviços prestados a nossos projetos?, conta Iscold, revelando, ainda, que considera vários profissionais da Fundep como integrantes de sua equipe: “sem eles, nada acontece”.