Fundep

Ampliando o olhar

Postado em Notícias da Fundep

O Pinhole, termo inglês que pode ser traduzido como “buraco de agulha”, refere-se à fotografia realizada a partir de uma câmera artesanal sem lentes que pode ser feita com materiais caseiros, como caixas de sapatos ou qualquer recipiente fechado que evite a entrada da luz. Entre os dias 26 de abril e 3 de maio, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibirá uma série de fotografias produzidas com câmeras pinhole, no evento Pinhole Week – Exposição de fotos estenopeicas. A ação integra a programação do Pinhole Day – Dia Mundial da Fotografia com Câmera de Orifício e apresentará imagens produzidas em workhops das edições anteriores do evento em Belo Horizonte. As exibições na Fachada acontecem todas as noites, de 18h às 22h.

A tecnologia digital tornou o ato de fotografar mais presente no cotidiano das pessoas, com novos suportes e, consequentemente, outros significados. De acordo com Tibério França, fotógrafo, produtor cultural e membro do Núcleo de Imagem Latente, a fotografia digital gerou um certo “automatismo”, fazendo com que a reflexão se perdesse. “Sou um defensor da fotografia digital e claro que ela apresenta vantagens, mas hoje as imagens são feitas sem critério, o que trouxe uma espécie de alienação”, provoca. Para ele, o olhar apressado das pessoas reflete um pouco do ritmo diário, cada vez mais frenético e intenso, o que resulta muitas vezes na ausência de observação de aspectos simples do dia a dia. “O que propomos com o Pinhole Day é uma pausa disso tudo. Trazer a experiência lúdica e uma volta aos processos ancestrais da formação da imagem fotográfica. Queremos incitar e reflexão sobre o que acontece entre ?o apertar e o olhar?. Poucas pessoas têm consciência sobre o que estão registrando”, afirma.

Além da exibição fotográfica na Fachada, a discussão será compartilhada com o público através do debate “A Fotografia Química na Era Digital”, a ser realizado no dia 9 de maio, a partir das 11h na cafeteria do museu. O encontro integra a série de conferências promovidas pelo Café Controverso, evento semanal cujas pautas diversificadas trazem convidados das mais variadas áreas do conhecimento. Além de Tibério França, a ocasião contará também com a presença de Cleber Falieri, professor da Escola de Belas Artes da UFMG.

Histórico

O Pinhole Day é um evento de âmbito internacional criado para promover e celebrar a arte da fotografia com a câmera estenopeica. Entusiastas e voluntários de todo o mundo realizam simpósios, palestras e eventos com o objetivo de incentivar novos adeptos. Realizado na capital mineira desde 2004, o Pinhole Day chega à sua 10ª edição, sempre organizado pelo Núcleo Imagem Latente (NIL). As oficinas são abertas aos públicos de todas as idades e têm duração média 90 minutos.  Informações gerais sobre o Pinhole Day nos sites http://pinholeday.org/ e nucleoimagemlatentebh.blogspot.com

Fachada Digital

A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Estes painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:

Pinhole Week – Exposição de fotos estenopeicas
Período: 26 de abril a 3 de maio, das 18h às 22h.
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700
Atividade gratuita
Mais informações: http://www.espacodoconhecimento.org.br// (31) 3409-8350