Fundep

A cultura mineira em destaque

Postado em Notícias da Fundep

O Memorial Minas Gerais – Vale é um convite para se apreciar a história do Estado de forma envolvente e diferenciada. Com vastos recursos tecnológicos, símbolos mineiros ganham vida e permitem aos visitantes conhecerem a fundo importantes traços da identidade local. Parte da iniciativa, a Fundep é responsável pela gestão administrativo-financeira do projeto.

Para ver de perto o resultado de todo o empenho e dedicação ao Memorial, representantes da Fundação visitaram o espaço na última sexta-feira (15/07). Estiveram presentes os superintendentes de Operações, Antonio Faraci, e de Desenvolvimento Institucional, Admir Ribeiro, a gerente da Equipe de Projetos UFMG IV, Valéria Paiva, e a analista do projeto, Débora Vieira.

Sob a coordenação da professora Heloisa Starling, pesquisadores e historiadores apuraram e consolidaram o conteúdo que foi materializado no Memorial, sediado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, na Praça da Liberdade. Coube ao arquiteto, cenógrafo, designer, artista gráfico, Gringo Cardia o trabalho de curadoria e museografia. Ao todo, 31 salas reúnem trabalhos de artistas mineiros, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Salgado, além de ícones das manifestações populares e folclóricas, artesanato regional e a recriação de cenários e fatos marcantes para Minas Gerais.

Reconhecimento

Nas palavras de Admir Ribeiro, conhecer o Memorial foi emocionante. “Essa é uma das experiências fantásticas que são produzidas na UFMG. Recomendo que todos visitem o espaço”, afirma.

Para a analista Débora, foi uma vivência fantástica, que lhe permitiu dimensionar a grandiosidade do projeto. “Pude ver o que cada compra e cada contratação de serviços se tornaram, ou seja, a transformação do trabalho técnico em realidade. É gratificante fazer parte dessa iniciativa, que presenteou Belo Horizonte com uma atração cultural tão significante.”

Valéria destaca o quanto esse momento é importante: “ao visualizar o resultado de seu esforço, o profissional se sente, cada vez mais, motivado, pois conhece o valor de sua atuação para a sociedade como um todo”.