Fundep

57° Edital Fundação Grupo Boticário – Novas Ideias para a Conservação da Natureza

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisadores de todo o Brasil que desenvolvem projetos ligados à conservação da biodiversidade podem concorrer ao apoio do 57º Edital da Fundação Grupo Boticário – Novas ideias para a conservação da natureza. As propostas devem ser enviadas pelo site da instituição até 31 de março.

Os projetos inscritos devem estar vinculados a instituições sem fins lucrativos, como a Fundep, que está à disposição para assessoria.

Os projetos selecionados terão, na soma, o apoio de cerca de R$ 2 milhões.

São relevantes propostas que:
• Tragam resultados concretos imediatos para a conservação in situ;
• Promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento, direcionando esforços sinérgicos para a conservação da natureza;
• Gerem informações que estejam claramente ligadas a ações futuras de conservação, aplicando o conhecimento obtido;
• Elucidem aspectos relevantes ou promovam a conservação de hábitats, espécies ameaçadas ou chave para o funcionamento de ecossistemas;
• Tragam inovações e novas tecnologias para a conservação.

As propostas devem ser apresentadas considerando-se o tempo de execução de 12, 18, 24, 30 ou 36 meses.

Linhas temáticas:
• Unidades de conservação de proteção integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): propostas que contemplem a criação ou a ampliação de unidades de conservação em áreas continentais ou marinhas. Serão priorizados projetos que se tornem referência em gestão, uso público, pesquisa e que tragam benefícios para as comunidades do entorno.
• Espécies ameaçadas: iniciativas que promovam a conservação de espécies nativas ameaçadas e que tenham impacto positivo em seu status de ameaça.
• Ambientes marinhos: projetos que façam conexões entre diferentes atores-chave envolvidos em áreas marinhas protegidas, proteção de espécies ameaçadas e fortalecimento de instrumentos de proteção da biodiversidade marinha diante de pressões como sobrepesca, turismo predatório e exploração inadequada de recursos naturais.
• Inovações e novas tecnologias para a conservação da natureza: serão selecionadas iniciativas que proponham novas formas de monitoramento da biodiversidade e o desenvolvimento de dispositivos que contribuam para a conservação de espécies e ecossistemas.

CONSULTORIA FUNDEP

A Fundep tem expertise consolidada em soluções em gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

A equipe da Fundep está à disposição para prestar mais informações, sanar dúvidas sobre o Edital da Fundação O Boticário e, também, auxiliar na submissão da proposta.

Entre em contato e conheça as facilidades que a Fundep pode oferecer:

Contatos: novosprojetos@fundep.ufmg.br / (31) 3409-6572

Fundação Grupo Boticário

Desde 1990, foram apoiadas 1.563 iniciativas, com investimento total de cerca de R$ 80 milhões. Foram 176 novas espécies identificadas e 507 unidades de conservação beneficiadas. Com esse programa de apoio, a Fundação Grupo Boticário busca contribuir para o desenvolvimento científico, aplicação prática e divulgação do conhecimento gerado, ampliando o engajamento em prol da necessidade de conservação dos ambientes naturais.