Fundep

Faipes 2019 promove debates para o fortalecimento das Fundações de Apoio

Postado em Eventos C,T&I

Encontro reuniu dirigentes e profissionais de instituições de Minas Gerais e outras regiões do Brasil para discussões, inspirações e tendências

A décima segunda edição do Faipes – Encontro Anual de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – foi realizada nos dias 17 e 18 de junho, na UFMG, em Belo Horizonte (MG).

Sob a organização da Fundep, o evento reuniu dirigentes e profissionais das Fundações de Apoio do estado e de outras regiões do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, para reflexões, discussões, trocas de experiências e aprendizados com vistas ao fortalecimento do ecossistema, inspirações e tendências para a atuação e o desenvolvimento das instituições.

Veja como foi o encontro:

Programação

Na solenidade de abertura, a participação da Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart de Almeida, que deu as boas-vindas à UFMG ao público de instituições de várias regiões do país, e falou a importância das Fundações de Apoio para o futuro das ICTs.

Nas palestras, o prof. Ado Jorio, pesquisador da UFMG, considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, compartilhou os desafios de um desenvolvimento socioeconômico na era do conhecimento, na visão de um agente de geração do conhecimento das áreas tecnológicas, um “cliente” das Fundações de Apoio, abordando, também, o papel das Fundações. Reflexões sobre a pesquisa do presente e a urgência da gestão, realizada pelas fundações, para exponencializar o conhecimento brasileiro.

O Faipes 2019 também contou com palestra do prof. Nívio Ziviani, cientista referência internacional e especialista em Machine Learning, que abordou a geração de riqueza por meio de empreendimentos inovadores (caso Kunumi), contando também a importância da atuação das Fundações apoiando seu propósito.

Oficinas

Em dois dias de encontro, foram promovidas oficinas técnicas sobre temas de interesse das Fundações, como Marco Regulatório da C,T&I (Juliana Crepalde – CTIT UFMG); Fundos Patrimoniais (Daniel Andrade – diretor jurídico da Fundação Felício Rocho e conselheiro Fundamig); Programa de Integridade (Dr. Rodrigo Fontenelle – CGE MG); Programa Rota2030, (Janayna Bhering – Fundep); Prestação de Contas Fapemig (chefe de gabinete da Fapemig, Cláudia Couto; chefe de departamento de prestação de contas, Alexandre Machado; e chefe da unidade de monitoramento e avaliação de resultados, Ingrid Lamounier); e Gerenciamento de Riscos (Juliana Müller, assessora jurídica; e Carolina Amorim, gerente de gestão de pessoas da Fadepe).

Faipes

O encontro acontece todos os anos, desde 2008. As seis últimas edições aconteceram de 2018 a 2013, respectivamente, nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, São João del Rei, Itajubá e Lavras. Em 2020, a expectativa é que seja realizado em Montes Claros.

O principal objetivo do Faipes é promover ampliação do conhecimento técnico e prático, indispensável ao desenvolvimento institucional das fundações de apoio. Trata-se de uma oportunidade também de promover a confraternização entre dirigentes e colaboradores e propiciar melhores entendimentos.

Em âmbito nacional, as Fundações de Apoio contam com o CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – representação que visa promover o aprimoramento e a troca de experiências entre suas associadas, bem como defender direitos e prerrogativas comuns às fundações.