Fundep

11º Festival de Verão UFMG

Postado em Eventos C,T&I

O Festival de Verão da UFMG completa 11 edições com oficinas, palestras e eventos culturais de 20 a 23 de fevereiro.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG e gerenciado pela Fundep, o Festival traz o tema Universos (In)Visíveis, que  busca realçar questões como as populações de rua, as minorias, o racismo e outras sociofobias, além da acessibilidade a pessoas com deficiência, a relação com a natureza e a alimentação viva, a universidade dentro da cidade, as revelações da ciência e do conhecimento, a ocupação de espaços públicos, entre outras.

As palestras e os eventos culturais são gratuitos, sujeitos à lotação. Já as inscrições para as oficinas podem ser feitas clicando aqui.

Nove oficinas acontecerão durante o Festival, entre elas, a oficina “Biodiversidade evanescente em Minas: epicentro de um terremoto ambiental”, ministrada pelo professor Bernardo Machado Gontijo. Ela acontece no Conservatório de Música da UFMG, com uma visita programada durante dois dias à Serra do Cipó. A oficina “Cruzinhar: Descobrindo uma forma viva de cozinhar – Oficina de alimentação viva”, da professora Laurita CasaGrande, acontecerá no Centro Comunitário da Ocupação Rosa Leão, bairro Zilah Spósito.

Palestras
O Conservatório da UFMG sedia as seis palestras do Festival com temas como exclusão social, saúde e religiosidade entre os dias 21 e 23 de fevereiro, das 10h às 12h. Entre os palestrantes estão Heli Sabino Oliveira, doutor e mestre em Educação pela UFMG, que abordará o tema ?Periferia, culturas e religiosidades?. Pedrina de Lourdes Santos, considerada a primeira capitã de Moçambique de Minas Gerais, falará da ?Religião de matriz africana?, dando esclarecimentos sobre as práticas de Reinado.

A programação completa está em www.ufmg.br/festivaldeverao

Serviço:
Festival de Verão da UFMG
Período: 20 a 23 de fevereiro
Local: Conservatório da UFMG (Avenida Afonso Pena, nº 1534), Centro Cultural da UFMG (Avenida Santos Dumont, nº 174), Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade), Centro Comunitário da Ocupação Rosa Leão (Bairro Zilah Spósito)